fbpx
Fotografia: Gustavo Lopes Pereira

BOXING LISBOA: ARQUIVO / ARCHIVE é um livro de fotografia de Gustavo Lopes Pereira.

Documenta a cena do Boxe Olímpico na região de Lisboa entre 2015 e 2017, através de uma viagem íntima pelos eventos, os clubes e pela comunidade que apoia o desporto.
É uma obra ímpar e pioneira no panorama da edição em Portugal. É o primeiro livro de documentação fotográfica e artística do Boxe, na história de mais de um século de existência do desporto no país.

A cena do Boxe amador de Lisboa é tão silenciosa e invisível quanto intensa e familiar. Na ausência de um circuito profissional sólido, o Boxe português é dominado por um relativo pequeno número de clubes e academias que se reúnem regularmente em lutas oficiais ou amistosas, sob a égide de entidades nacionais e/ou regionais.

Em Lisboa, os eventos de Boxe são realizados sobretudo nos arredores da cidade, com pouco ou nenhum apoio público, a geografia dos eventos mimetizando o lugar atribuído ao desporto na hierarquia das práticas culturais. A publicidade é feita através do boca a boca e as redes sociais e os principais canais de comunicação social estão quase invariavelmente ausentes.

Mas talvez porque se tenham tornado cada vez mais marginais, as lutas de Boxe em Lisboa são experiências altamente intensas e íntimas: a distinção entre espaços públicos e privados é fluida; as regras de contemplação são flexíveis e a comunicação flui em vários sentidos; família e amigos são presença constante; uma vitória no ringue adquire um significado pessoal e social que supera a sua própria ocorrência.






FICHA TÉCNICA

Autor: Gustavo Lopes Pereira
Nascido em Maputo, Moçambique (1977). Vive em Lisboa e trabalha em Países de Língua
Oficial Portuguesa, utilizando a fotografia e o filme para abordar temas de transformação social,
memória e identidade.
guto.pt

TÍTULO | TITLE
Boxing Lisboa: Arquivo / Archive
Fotografia | Photography
Gustavo Lopes Pereira

Texto | Text
Yuri Lopes Pereira

Ano | Year
Lisboa, 2022

ISBN
978-989-53612-0-5

Tiragem | Print Run
250 exemplares

Edição | Publisher
Boxing Lisboa